Páginas

domingo, 31 de março de 2013

3 Raça da Semana!

O Setter de hoje é o Irlandês!


Expectativa de vida: de 12 a 15 anos
Origem: Irlanda
Classificação superior: Cão
Peso: Fêmea: 24–29 kgMacho: 27–32 kg
Altura: Fêmea: 55–62 cmMacho: 58–67 cm



setter irlandês (em inglês: Irish Red Setter) é uma raça canina europeia proveniente da Irlanda. Originalmene desenvolvido como cão de caça, é fruto dos cruzamentos entre o setter irlandês ruivo e braco e um outro cão de origem desconhecida, embora saiba-se que tinha cores em vermelho sólido. Esta raça então, já estabelecida no século XVIII, teve seu primeiro padrão reconhecido em 1886. Fisicamente é um cão de pelagem macia e comprida, vigoroso, atlético e de gentil expressão.Sua personalidade é descrita ainda como juvenil, já que possui um amadurecimento tardio, extrovertida e descuidada. Todavia, apesar de considerado bom cão de companhia devido a seu temperamento e lealdade, é bastante útil ainda como cão de trabalho em virtude de sua rapidez e tolerância com outros cães, o que o permite trabalhar em matilha.
Raça dita moderadamente saudável, é suscetível a doenças genéticas com: A síndrome da dilatação vólvulo-gástrica, a displasia, a atrofia progressiva da retina, e a epilepsia.


 O Setter
As descrições do Setter Irlandês podem variar conforme a localização de seu kennel, isto é, pode ser diferente de uma cidade e ou país para outros.
O Setter Irlandês é muito utilizado para caça de faisões e codornas nos campos da Europa. Esta característica deve-se ao fato do animal ser muito ativo e inteligente podendo ser treinado para auxiliar na apreensão destes pássaros. A raça é essencialmente esportiva (cão de tiro), no campo é um caçador de movimentos rápidos e no lar é um animal muito doce e leal. Apresenta personalidade calma, de fácil convívio com crianças e adultos.
O desenvolvimento do aprendizado do cão pode ser lento, contudo, uma vez ensinado ele pode assimilar as lições executando-as por toda sua vida ser necessitar de manutenção.
Sua aparência geral é de cor vermelho mogno, com orelhas grandes e caídas, a pelagem mais longa predomina no peito, nas pernas, orelhas e cauda diminuindo em direção a ponta. O brilho característico e sedosidade invariável do pêlo do Setter é sempre o seu maior chamativo de beleza, necessitando, então, de maiores cuidados.
É um cão esguio, pesando entre 30 e 35 Kg.
Setter Irlandês pode apresentar pelagem de coloração negra, que é terminantemente proibida. 
É considerado por muitos artistas plásticos como o mais belo dos cães, tanto parado como em
movimento.


Esquema de Vacinação

2 meses idade: 1ª dose V-8 ou V-10 + Giardia
3 meses idade: 2ª dose V-8 ou V-10 + Giardia
4 meses idade: 3ª dose V-8 ou V-10 + Anti - Rábica 
5 meses idade: 4ª dose V-8 ou V-10 ( indicada em casos especiais )
* Vacina intra-nasal contra gripe ( Tosse dos Canis ): uma dose em animais filhotes ( a partir dois meses idade ) e reforço anual.
* Vacina contra Leptospirose: seis meses após a última da V8 em regiões endêmicas ou propriedades onde existe um alto desafio ( presença de ratos, córregos, repreas ou terrenos baldios ou chácaras nas proximidades ).
O reforço de todas as vacinas ( V-8 ou V-10 + Anti-Rábica + Tosse dos Canis + Giardia + Leptospirose ) deve ser feito anualmente.
Alguns cuidados básicos para garantir uma boa imunização:
  • Perfeito estado de saúde
  • Vermifugação prévia
Obs.: O cumprimento deste protocolo de vacinação visa proteger o cão contra as doenças Cinomose, Hepatite Infecciosa, Laringo-traqueíte, parvovirose, Parainfluenza, Coronavirose, Leptospirose, Tosse dos Canis, Giardíase e Raiva.

Espero que tenhm gostado... Bjuss Juju!



2 comentários:

  1. Porque p Setter irlandês não pode ter a pelagem negra? ganhei um filhote só que a pelagem é negra gostaria de saber se há algum problema quanto a isso?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Bom, pelos padrões da raça, não é bem aceito a cor preto, mas há casos de acontecer de o filhote nascer preto... Aí a chance de o cachorro tem origens de outras raças, outros Setters é existente.
    Então seria bom se você investigasse os "parentes" do seu cachorrinho e ver se não há nenhuma outra raça no meio do histórico...
    Espero ter ajudado você! =)

    ResponderExcluir