Páginas

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Raça da Semana !


 Oie! A raça dessa semana é Lhasa Apso .

Família: companhia, pastoreio

Grupo do AKC: Não-esportistas

Área de origem: 
Tibet

Função Original: 
companhia, cão de alerta

Tamanho médio do macho: 
Alt: 25-27 cm

Peso do Macho: 5-7 kg

Tamanho médio da fêmea: 
Alt: 25-27 cm

 Peso da Fêmea: 5-7 kg

Outros nomes: 
nenhum

Posição no ranking de inteligência: 68ª posição


ENERGIA
GOSTO POR BRINCADEIRAS
AMIZADE COM OUTROS CÃES
AMIZADE COM ESTRANHOS
AMIZADE COM OUTROS ANIMAIS
PROTEÇÃO
TOLERÂNCIA AO CALOR
TOLERÂNCIA AO FRIO
NECESSIDADE DE EXERCÍCIO
APEGO AO DONO
FACILIDADE DE TREINAMENTO
GUARDA
CUIDADOS COM A HIGIENE DO CÃO


História da Raça
Lhasa Apso é um cão muito antigo – alguns historiadores acreditam que a raça tenha pelo menos 500 anos – , e seu nome não deixa dúvidas quanto ao seu local de origem: o Tibet, cuja capital chama-se Lhassa. Segundo alguns, o Apso do nome da raça seria uma derivação da palavra tibetana apsoo, que significa ovelha, o que pode ser considerado uma referência à aparência e textura áspera de seu pelo. Outros estudiosos atribuem o "Apso" de seu nome à sua função original: ser o sentinela do palácio de Potala, residência do Dalai Lama no Tibet, e para justificar esta interpretação evocam o nome original da raça: Apso seng kye, que seria o equivalente a ‘cão de sentinela que ruge como um leão’.
Durante toda a fase inicial da raça, ainda em seu país de origem, o Lhasa era considerado um cão sagrado, e os budistas acreditavam ser uma encarnação de antigos lamas. Acompanhavam os monges onde quer que fossem e tinham como função zelar pelas propriedades dando o alerta ao menor sinal, uma vez que a raça era reconhecida por sua audição extremamente sensível. Acreditava-se ainda, que os Lhasas seriam capazes de prever avalanches nas montanhas.

Personalidade

O Lhasa é um cão com uma personalidade bastante definida e característica: late pouco, não é excessivamente efusivo, bastante reservado com pessoas estranhas e, acima de tudo, é um cão de um dono só, e uma vez eleito, o dono será o centro do seu universo.
Apesar de seu aspecto de pelúcia, não é um cão de ‘colo’ e aprecia muito estar no ‘seu canto’, longe de agitações. Por estas características de apego à tranqüilidade, não é um cão muito recomendado para casas com crianças pequenas e/ou agitadas, porque ele certamente fugirá delas.

Cuidados com a Raça

O Lhasa é um cão ativo, mas seu tamanho relativamente pequeno possibilita o gasto de energia com passeios curtos e brincadeira no jardim, ou mesmo em casa. O Lhasa é um ótimo cachorro de apartamento. Ele não está preparado para viver ao ar livre. Seu longo pelo precisa ser escovado a cada dois dias. Atenção: antes de dar banho, desembarace os nós do pelo. Uma vez molhado, fica muito difícil desatar os nós.

Fotos do Lhasa:





Então é isso. Espero que tenham gostado.
Beijos Ju.


Nenhum comentário:

Postar um comentário