Páginas

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Cuidados especiais para seu bebezinho ter uma vida longa, feliz e saudável!



As orientações contidas aqui têm pôr objetivo auxiliar o novo proprietário no manejo diário e adequado do filhote.
 

POR FAVOR, LEIA COM ATENÇÃO! LEMBRE-SE: Filhotes são seres vivos, frágeis, sentem dor, manifestam sentimentos, podem e devem ser educados, comportam-se de acordo com o tratamento que recebem das pessoas com quem convivem, necessitando de um ambiente adequado. Têm necessidades fisiológicas (defecam e urinam), assim como exalam odor característico da espécie. Hoje é a primeira noite do filhote em seu novo lar, trate-o com carinho e paciência, assim você estará ajudando-o a superar o momento de afastamento de seus irmãos, mãe e pessoas com quem estava acostumado. Cuidando do seu filhote com amor e carinho, terá em troca um amigo fiel, inteligente e alegre.

Para isso, alguns cuidados devem ser tomados: Alimentação Filhotes a partir de 45 dias de idade: ração para filhotes certamente é a melhor opção. Existem muitos tipos, sabores e marcas no mercado, mas sempre escolha uma ração super Premium, nós recomendamos a ROYAL CANIN MINI JUNIOR. Na ração o filhote encontrará tudo que ele precisa para ser um filhote feliz e saudável. Os filhotes comem 3 a 4 vezes ao dia quando pequenos, eles passam a comer menos à medida em que vão crescendo, assim, reduza o número de refeições gradativamente.

O adulto (a partir de 1 ano) come 2 vezes ao dia, a ração para adultos deve ser dada a partir de 1 ano de idade. 

O excesso de alimentação causará obesidade e inúmeros problemas ao animal È necessário manter sempre limpo o comedouro do bebe, de preferência um comedouro de inox, pois é mais higiênico e prático para limpeza e lembre-se, nunca coloque o bebedouro e o comedouro próximo de onde o filhote faz a suas necessidades.
 

De água somente mineral para seu filhote, trocando a água por diversas vezes ao dia para que ele tenha água sempre fresquinha Restos de comida, doces, massas e tudo o que não for prescrito pelo veterinário deve ser evitado, mesmo que o cão goste ou queira comer.
 

O cão que "pede" comida da mesa dos donos deve ser repreendido ou retirado do local das refeições familiares; mudanças alimentares devem ser feitas gradativamente ou o animal poderá apresentar diarréia. EVITAR: frutas ácidas e gordurosas.
 NUNCA DE LEITE AO FILHOTE.

Ossinhos comestíveis, biscoitos e outros petiscos só devem ser oferecidos após os seis meses de vida do filhote. Alerte as crianças a respeito de NÃO oferecer o que comem ao filhote.
 

Banho Quando você adquirir um filhotinho lembre-se que ele estará entrando em um mundo novo, pessoas diferentes, ambientes diferentes, ao dar banho no bebe logo que chegar a casa ele pode ficar estressado, assustado deixando sua imunidade baixa podendo vir causar algum probleminha de saúde, por isso aconselhamos que o primeiro banho do bebe seja dado depois da 1ª semana em casa, assim ele já estará totalmente a vontade na casa nova. Se preferir na primeira semana do bebe, você pode usar em casa, um produto comprado em pet que se chama banho a seco, você poderá utilizar este produto no bebe, escovando e secando com secador, porem, é importantíssimo lembrar que é proibido levá-lo ao pet para dar banho enquanto não estiver totalmente vacinado! O banho deve ser dado com água morna e xampus neutros próprios para animais ou sabonete. Tomar cuidado para não entrar água e sabão nos olhos e orelhas. Enxaguar bem o filhote.
 

Tire o excesso de água com uma toalha limpa e seque com secador tomando cuidado para não queimar o bebe. Escove-o bem, seque bem as orelhas e patinhas, pois se ficarem úmidas pode causar fungos. No inverno evite banhos. Procure escovar o seu Shih Tzu, pois assim você estará eliminando os pêlos mortos, escamações de pele morta e outras impurezas. Escove-o pelo menos 3x na semana, primeiramente com o pente de aço e depois com a rasqueadeira...isso é importante pois seu filhote além de ficar lindo, ficará relaxado e muito feliz.
 

Vacinação Todos os cães necessitam receber a vacinação para evitar a hepatite, cinomose, parvo virose, leptospirose, para influenza, corona virose, e a mais conhecida de todas as doenças: a raiva, contudo, o filhote não as deve receber todas de uma vez, é preciso esperar o tempo certo, por isso, NUNCA vacine o filhote por conta própria, peça SEMPRE a orientação de seu veterinário para que o procedimento seja feito corretamente e o seu filhote fique devidamente prevenido contra todas as doenças. “TODOS OS CÃES DEVEM SER REVACINADOS ANUALMENTE, DURANTE TODA A VIDA”.

No período de vacinação jamais se descuide do bebe, ele somente estará totalmente imune de doenças virais a partir de 21 dias após ter tomado a 3ª dose de vacina.

É preciso tomar certos cuidados: não passear com o filhote na rua, não levá-lo para tomar banho em pets, não deixar o bebe cheirar os sapatos quando chegarem em casa, não deixá-lo entrar em contato com outros animais que você não conheça, evite deixar pessoas estranhas passarem a mão no bebe e principalmente tocar em sua boquinha.
 

Todos estes cuidados são importantíssimos para você ter um bebezinho saudável e sem riscos. Vermifugação: Os vermes são os grandes vilões dos cachorros, principalmente dos filhotes.

Por isso, o seu amiguinho está sendo entregue aos cuidados devidamente vermifugado nas primeiras doses. Porém, você deverá reforçar essa vermifugação para garantir a perfeita saúde dele.
 

Em caso de vermifugação necessária, é imprescindível que entre em contato com o Criador.
 

Depois de adulto vermífuga-lo a cada 6 meses para que continue sempre bem protegido. 


Beijinhos.

fonte http://www.sitedofilhote.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário